INDUSTRIA E APLICAÇÕES

Biodefensivos

Produção de Fungos em meio sólido

Controle de pragas na agricultura é um assunto muito discutido entre especialistas.

O controle de pragas com a utilização de fungos entomopatogênicos estão sendo amplamente utilizados afim de substituir os produtos químicos, que são prejudiciais ao plantio e a saúde humana, pois se alimentarão posteriormente destes produtos advindo da agricultura.

Estes problemas ocasionam situações como acidentes de trabalho, danos aos produtos e redução da qualidade, embalagens molhadas e má qualidade do ar, gerando custos que seriam desnecessários caso houvesse um controle de ambiente desde o abate até a armazenagem final.

O controle biológico de pragas com fungos como Beauveria Bassiana, Metarhizium Anisoplia, Isaria fumosorosea e Trichoderma proporcionam benefícios, como:

Em cumprimento das normas do SIF.

  • Quando a praga entra em contato com o Fungo aplicado as plantações, causa a morte de seu hospedeiro.
  • Variedade alta de pragas atingidas com a utilização deste método de controle de pragas.

Problemas do processo

      Atualmente são utilizados dois meios de produção destes fungos, sendo eles o meio líquido e o meio sólido.

      A produção em meio líquido se trata de um processo onde não se utiliza os desumidificadores dessecantes industrais e portanto não será abordado nesta matéria.

A produção em meio sólido se trata de um processo onde o fungos é colocado em locais de crescimento junto a arroz cozido, que tem a função de servir de alimento para fungo. Após o processo crescimento e colonização do fungo no meio sólido (arroz) é necessário realizar a remoção desses conidios e é neste etapa que entra a utilização dos desumidificadores dessecantes industrais para o processo de secagem do meio sólido.

Solução

      Para que os conídeos sejam extraidos do meio sólido de forma eficiente é necessário realizar o processo de secagem deste meio, que contem em média de 40% a 50% de base úmida no início do processo de secagem, e no fim do processo este meio sólido deve sair com faixa de 7% a 15% de base úmida a fim de conseguir realizar uma extração dos conideos com eficiência. Para que seja possivel realizar este processo, a sala deve ser mantida com uma baixa umidade relativa controlada durante todo o tempo de secagem e uma temperatura que não seja prejudicial ao fungo.

      Atualmente a utilização dos desumidificadores dessecantes industriais estão sendo utilizados pelos maiores produtores destes fungos, por ser uma técnologia que proporciona rapidez e estabilidade na etapa de secagem, independente das variações climaticas externas, como dias chuvosos.

Preencha o formulário e fale com um dos nossos consultores!

Preencha corretamente com as suas informações que nós entraremos em contato! Se preferir, fale conosco através dos canais:

Rolar para cima